DICA DE QUINTA: SEXO NA GRAVIDEZ. O QUE VOCÊ PRECISA SABER.

pexels-andreza-vasconcelos-3330710_

Antes de tudo, a primeira coisa que você precisa saber é que o sexo na gravidez é normal e não prejudica o bebê.

A prática sexual durante a gestação é cercada de mitos, que costumam dizer respeito à saúde da mulher e do bebê. Um dos boatos mais comuns é que o pênis pode atingir o feto e acabar machucando-o durante a penetração.

Para você ficar informada sobre o assunto, separamos as principais dúvidas sobre sexo na gravidez e explicamos se elas têm fundamento ou não.

O pênis pode romper o útero e chegar até o bebê?
Não. Independente do tamanho, nenhum pênis consegue chegar até o útero. Isso porque o órgão é protegido pelo colo, que impede a passagem para o seu interior, e pelo saco amniótico, que protege o feto. Em alguns casos, a cabeça do pênis pode até atingir o colo do útero, mas isso não afetará a criança.

O que o bebê sente durante o ato?
Assim como a mãe, o bebê sente uma sensação de bem-estar e relaxamento, devido à descarga hormonal que a mulher recebe. É normal que a frequência cardíaca do bebê aumente e que ele fique um pouco mais agitado, mas isso não prejudica seu crescimento.

Quais são as melhores posições?
Durante a gravidez, algumas posições podem ser mais confortáveis para a mulher, principalmente nos estágios em que a barriga está muito grande. Normalmente, as melhores opções são a de lado, a da mulher por cima ou a de cachorrinho (porém, essa última exige um certo cuidado com o peso da barriga e não é indicada para os meses finais da gestação).

Existe alguma contraindicação?
Sim. Antes de tudo, a mulher deve perguntar ao seu médico se está liberada para atividades sexuais. Se a gestante tiver histórico de aborto, possibilidade de parto prematuro, problemas na placenta ou doenças da gravidez como eclampsia, transar não é recomendável.

É preciso usar camisinha?
Mesmo que não exista o risco de gravidez durante a gestação, é necessário usar camisinha, pois seu uso evita possíveis Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Para deixar sua noite mais agradável, venha aproveitar uma suíte aqui no CQ Sabe!

Deixe uma resposta